Eu (̶o̶u̶v̶i̶) li cerveja sem glúten? Sim! E a melhor parte é que a lista com opções incríveis só tende a aumentar. Afinal, são várias as cervejarias que têm investido cada vez mais na produção de receitas especiais.
Ok, entendemos que você até pode se sentir inseguro com o sabor e a qualidade de algo que é glúten free. Mas não se engane. Tanto a indústria quanto os consumidores se mostram bastante exigentes com as características de uma das bebidas mais amadas!
Cerveja sem glúten: a hora é agora
Você tem intolerância ao glúten? Ou se encaixa mais no perfil de cervejeiro explorador de novos sabores?
Bem… seja qual for sua escolha, ficamos felizes em dizer que seu caminho será longo, muito gostoso e com excelentes opções! Aproveitando, o post Como fazer a harmonização de cervejas com alimentos pode ser o complemento perfeito para essa jornada.
Praticamente unanimidade nos quatro cantos do mundo, a cervejinha acumula diversas revoluções ao longo de sua história. Sem dúvida, uma das mais importantes foi o começo da produção de exemplares livres de glúten.
Em resumo, o glúten é uma proteína comumente encontrada em cereais como trigo, aveia e centeio. Então vamos fazer as contas: a cerveja é feita com malte; o malte é derivado da cevada; a cevada é um cereal. Portanto… bingo!
Agora, o que talvez você não saiba, é que há pouco tempo a indústria encontrou novas formas de fazer sua gelada. Continue lendo e saiba mais sobre essas técnicas!
Conheça o processo de produção
Quem disse que a vida sem glúten não pode ser gostosa? As cervejarias concordam tanto com essa ideia que seguiram a tendência e, finalmente, criaram cervejas para os celíacos!
Um dos métodos de fabricação usa técnicas de filtragem com os ingredientes originais da bebida. Basicamente, ele reduz os níveis de glúten a um grau aceitável para quem é intolerante à proteína (abaixo de 6ppm).
Já o outro, utiliza grãos como milhete, sorgo, trigo sarraceno e outros ingredientes incomuns. Nos dois processos, o cuidado é sempre em se manter o mais fiel possível ao sabor, cor e aroma característicos da boa e velha cervejinha.
Fonte: https://content.paodeacucar.com/prazer-de-comer-e-beber/cerveja-sem-gluten